Notícias da Apple: agora em RSS

[RSS]Perto da chegada da nova versão do Mac OS X, o Tiger, a Apple já está disponibilizando seus artigos técnicos e notícias através de RSS. Além de uma página especial de suporte com todos os canais técnicos, cada página de notícias tem a figurinha “XML”, indicando o canal RSS.

RSS (Really Simple Syndication — ou Acompanhamento Realmente Simples, em tradução livre) é um padrão para o acompanhamento do conteúdo de sites que são freqüentemente atualizados, feito através de um software leitor de notícias (newsreader) .

O novo Safari presente no Tiger irá permitir que se assine canais RSS facilmente, mas já existem soluções como o NewsNetWire, da Ranchero Software, que cumpre muito bem a missão e roda no Jaguar e no Panther. Outro aplicativo interessante é o Feeder, da Reinvented Software, que permite criar, editar e publicar canais RSS. Para completar o grupo, baixe o RSS Menu, da E Dot Studios. Este pequeno utilitário cria um menu que facilita o acesso aos diversos canais RSS configurados pelo usuário.

Em geral, é bastante simples assinar um canal RSS. Basta arrastar o link (ou o botãozinho “XML”) correspondente para o painel de assinaturas do leitor de notícias e o próprio software se configura adequadamente.

O Macnarama também disponibiliza canais RSS para seus leitores. Basta arrastar os links do canal de notícias ou do canal de comentários para seu leitor RSS preferido. Eles estão localizados na coluna da direita, abaixo.

Saiba mais
Apple: RSS Information
Harvard Law: RSS 2.0. Specification
Ranchero Software: NewsNetWire
Reinvented Software: Feeder
e dot studio: RSS Menu

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *