O que é Ogg Vorbis?

Ogg Vorbis é um formato de compressão de áudio que serve para armazenar música digital, como o MP3 ou o AAC. O formato oferece compressão e qualidade superior ao MP3 e é bastante difundido na comunidade Software Livre. Desenvolvido pela Xiphophorus (xiph.org), uma instituição sem fins lucrativos, o formato é aberto e gratuito, isto é, não é necessário pagar royalties para utilizá-lo.

Como utilizar o formato em meu Mac?

O QuickTime não possui suporte nativo para o Ogg Vorbis, mas é possível adicionar este suporte através de uma biblioteca desenvolvida pelo projeto QuickTime Components. O componente pode ser baixado do site do projeto, em http://qtcomponents.sourceforge.net/. Uma vez baixado, basta arrastar o componente para a pasta MacintoshHD:Library:QuickTime para poder reproduzir ou converter músicas para este formato.

Usuários do iPod devem prestar atenção que apesar de ser possível tocar músicas .ogg no iTunes utilizando este componente, não é possível reproduzí-las no iPod porque o aparelho não tem suporte ao Ogg Vorbis.

O componente Ogg Vorbis é compatível com a versão 6.0.2 do QuickTime e deve apresentar problemas na nova versão 7, que vem no Tigre.

Outro aplicativo que pode reproduzir arquivos .ogg é o VideoLAN (http://www.videolan.org/) popular tocador de filmes e música. Este aplicativo possui suporte nativo ao Ogg Vorbis e não é necessário instalar nenhum adendo além do próprio software.

Saiba mais
Vorbis.com: Ogg Vorbis General FAQ
SourceForge: the QuickTime Components project

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *