MacHelp: Existe algum emulador que rode programas Windows?

Existe algum emulador bom que rode programas Windows? Onde? Grátis? Preciso usar um programa que funciona on-line para operações com bolsa de valores. É indispensável que ele possibilite este acesso on-line às informações.
Eduardo Lampert

Os Macs com chip Intel (a partir de 2006) rodam nativamente o Windows. A primeira opção é o Boot Camp, que é um recurso que vem no Mac OS X 10.5 Leopard. Ele permite que se instale o Windows em uma partição separada e que o Mac opere com os dois sistemas separadamente. Para operação de software Windows dentro do ambiente do Mac OS X, a opções são o Parallels Desktop ou o VMware Fusion.

Pessoalmente, eu prefiro o Fusion porque é mais leve e permite a operação do ambiente Windows dentro do Mac OS X. O Boot Camp tem a vantagem de ser incluído no Mac OS X, ou seja, não tem custo.

Para Macs mais antigos (com chip PowerPC), o emulador mais popular era o Virtual PC, hoje da Microsoft (antigamente era da Connectix). Ele emula um IBM PC com um processador Pentium, mas o desempenho é decepcionante. Serviria para rodar uma aplicação apenas, dentro de um Windows 98 e sem pressa. 🙂 Creio que a Microsoft até descontinuou o produto, porque não está mais no site “Mactopia”, que é o site da unidade de negócios para Mac da Microsoft.

Para mais informação sobre outros emuladores Windows em Mac, viste o site: http://emulation.victoly.com/windoze/.

Infelizmente, nenhum dos programas inclui a licença de Windows. Esta deve ser adquirida separadamente.

Saiba mais
BootCamp: http://www.apple.com/macosx/features/bootcamp.html
VMware Fusion: http://www.vmware.com/products/fusion/
Parallels Desktop: http://www.parallels.com/en/products/desktop/

Saudações macmaníacas,
Marco Andrei

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

2 comentários em “MacHelp: Existe algum emulador que rode programas Windows?

  • 17 de abril de 2008 em 18:19
    Permalink

    Pode ser usado o Wine para rodar programas do Win

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *