Novo protocolo Wi-Fi ponto-a-ponto traz vantagens do Bluetooth

wi-fi-allianceApesar de alguns dispositivos já suportarem redes Wi-Fi ponto-a-ponto, a prática não era oficialmente parte do padrão Wi-Fi, além das limitações de segurança e outros problemas. Esta semana, isso mudou com a chegada do Wi-Fi Direct, nova especificação publicada pela Wi-Fi Alliance, grupo de empresas — dentre elas, a Apple — que suportam o padrão de rede sem fio.

Com o Wi-Fi Direct, todos os recursos das redes Wi-Fi tradicionais estarão disponíveis para redes ponto-a-ponto, incluindo as mesmas velocidades de transmissão de dados, sem a necessidade de se ter uma estação-base. Além disso, dispositivos que suportarem a especificação terão a habilidade de descobrirem uns aos outros e publicarem seus serviços disponíveis, semelhante ao que acontece com o protocolo Bluetooth.

“Wi-Fi Direct representa um avanço significativo para nossa indústria. Usuários de Wi-Fi em todo o mundo vão se beneficiar de uma solução de tecnologia única para transferir conteúdo e compartilhar aplicações de maneira rápida e fácil entre equipamentos, mesmo quando um ponto de acesso Wi-Fi não estiver disponível”, explicou Edgar Figueroa, diretor-executivo da Wi-FI Alliance. “O resultado é que o Wi-Fi vai se tornar cada vez mais onipresente e útil para consumidores e no mundo corporativo”, destacou.

A certificação Wi-Fi Direct deverá estar disponível em meados de 2010. A boa notícia é que equipamento que dispõe de Wi-Fi poderá se beneficiar do novo protocolo, apenas com uma
atualização de software.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *