Experimente o ChromeOS no Mac sem restrições

Muitos macmaníacos devem estar curiosos com as habilidades do ChromeOS, o sistema operacional da Google. Basicamente, o sistema inicia e abre o Chrome, que é a interface de usuário do sistema, e dá acesso aos aplicativos que podem ser executados no navegador. Pois aí está um dos problemas do sistema operacional, ele é restrito a execução de aplicações na nuvem.

Ciente disso, um desenvolvedor independente levou meses modificando o código do projeto Chromium OS para adaptá-lo às suas necessidades e lançou recentemente uma versão chamada ChromiumOS Zero, com algumas vantagens. Hexxeh, codinome do tal programador, melhorou a compatibilidade de hardware para que haja menos problemas na instalação, adicionou suporte a extensões e oferece uma versão do sistema que cabe em um simples pendrive de 1 GB.

No sítio oficial do projeto se encontra todas as instruções necessárias para descarregar e instalar o sistema no Mac, bem como no Linux ou Windows. Um wiki com a documentação completa inclui uma tabela de compatibilidade e um passo-a-passo de como instalar três sistemas em um computador.

Com a ajuda do rEFIt, um kit de manutenção que oferece um menu para escolher qual o sistema que será carregado, é possível instalar o sistema operacional da Google em paralelo ao Mac OS X. Também é possível instalar o ChromiumOS em programas de virtualização, como o Virtual Box.

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página: http://chromeos.hexxeh.net. O wiki se encontra em: http://chromeos.hexxeh.net/wiki/doku.php.

O vídeo a seguir informa como instalar a versão oficial do sistema em um Mac, usando o VMware Fusion.

Já o artigo “ChromiumOS no VirtualBox” descreve como instalar o sistema usando o Virtual Box. O tutorial usa o Dell mini, mas as instruções para Mac são as mesmas (o programa funciona de maneira semelhante nas duas plataformas). Clique aqui para ler.

[Via Muy Pymes]

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Um comentário em “Experimente o ChromeOS no Mac sem restrições

  • 21 de janeiro de 2010 em 10:54
    Permalink

    chrome os => hacked

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *