Projeções do passado: “Se a Apple fizesse um sistema operacional para PDAs…”

Em maio de 2005, Drebes esteve divagando sobre o futuro iPhone OS:

Fim de semana passado andei fazendo um exercício de adivinhação, tendo idéias de como seria um sistema operacional para PDAs (Palm, PocketPC, etc.) se feito pela Apple.

Pois acertou bastante coisa. Confere aqui: Se a Apple fizesse um sistema operacional para PDAs…

Um comentário em “Projeções do passado: “Se a Apple fizesse um sistema operacional para PDAs…”

  • 2 de fevereiro de 2010 em 14:25
    Permalink

    Não acertou tanto, não.
    Ele ainda estava pensando mais num PC portátil (estilo Windows CE) do que no tipo de aparelho essencialmente móvel que a Apple conseguiu criar ignorando as concepções anteriores de outras empresas (iPhone + iPod touch + iPad).
    Nem no iPhone nem no iPad você precisa manipular arquivos ou entrar com senha de administrador. A maneira como as coisas são voltadas a funções (verbos) que a arquivos (objetos) é bem mais similar ao velho Newton que a qualquer computador tradicional.
    E as aplicações apresentadas como motivos para se ter um PDA (agenda, email, texto, Web etc.) são as mesmas já supridas por todo notebook PC. Cadê o passo além que toda invenção Apple busca dar?
    No caso do iPad, ele dá dois passos. Por um lado, é um leitor de eBooks além de filmes, TV e música, transformando-o num aparelho de distribuição de conteúdo.
    O outro passo é a possibilidade de rodar milhares de aplicativos, ponto essencial em que a plataforma está anos à frente de qualquer outra coisa móvel.
    Como foi apontado, o tipo do kernel em que esses programas rodam é pouco relevante, assim como o modelo exato de processador empregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *