Australiano lança livro-tributo aos produtos Apple de todas as gerações

“Iconic: A Photographic Tribute to Apple Innovation” documenta todos os produtos criados pela Apple, desde o Apple I até o recente iPad mini.

iconic-book-detalhe

É lugar comum dizer que as pessoas que compram produtos da Apple — os “applemaníacos” — estão dentre os consumidores mais fanáticos do mundo. Afinal de contas, quem acamparia na véspera do lançamento e esperaria horas em uma fila imensa para comprar um carro ou roupas? Não seria surpresa então a criação de um tributo criado pelo applemaníaco Jonathan Zufi: erigir um altar fotográfico de todo e qualquer produto Apple, desde sua fundação, em 1976.

Há cinco anos atrás, Zufi, um australiano de 43 anos radicado em Atlanta, EUA, começou a comprar mais de 500 produtos: computadores de mesa, a primeira impressora comercial da Apple e iPods, alguns nas suas embalagens originais. No porão de sua casa construiu um estúdio para fotografá-los, colocando cada item contra o mesmo tipo de fundo branco “futurístico” usado pela Apple em seu website e lojas. Para ajudá-lo, contratou um professor de fotografia para ensiná-lo a tirar fotos profissionais.

O resultado é uma coleção de mais de 150 mil fotos de produtos Apple, sendo que 3.500 delas pode ser vistas em seu website “Altar da Apple” (www.shrineofapple.com). “Eu queria criar um repositório onde as pessoas que também adoram a empresa e seus produtos pudessem ir e lembrar bons momentos”, disse Zufi a Betsy McKay, jornalista do Wall Street Journal. Curiosamente, Zufi nunca trabalhou para a Apple.

twiggy-mac-reunion-foto-jonathan-zufiVale destacar que pode-se ver que agora o “altar” também irá contar com fotos de eventos, como muito comentado Twiggy Mac Reunion, uma festinha fechada realizada em 2013 no Museu da História do Computador em Mountain View na Califórnia, que reuniu muitas lendas-vivas do mundo Mac, como Steve Wozniak, Andy Hertzfeld, Daniel Kottke, Chris Espinosa e Guy Kawasaki, dentre outros. Fotos como estas também adicionam muito valor documental ao website.

O criador do tributo conta que o objetivo original de fotografar todo e qualquer produto Apple seria impossível de atingir, explicando que ele mesmo continua descobrindo produtos que foram lançados em número limitado para mercados específicos, dentre outras coisas. No final, a ideia era traçar a evolução da empresa tanto em tecnologia como em design do ponto-de-vista do usuário: “queria que as pessoas que são um pouco mais novas e ainda pensam que a Apple faz apenas coisas que começam com ‘i’ soubessem que a empresa fazia impressoras desajeitadas, fora de moda”, explica Zufi.

De todos os produtos que comprou para fotografar, Zufi vendeu quase todos, esvaziando o depósito que havia alugado só para o projeto. Ainda restam cerca de 15 deles, incluindo um imenso monitor em sua garagem, comenta.

iconic-book-jonathan-zufiO website na verdade é um chamariz para o livro reunindo mais de 650 das fotos tirou, cuidadosamente selecionadas e distribuídas em um grande volume de 326 páginas, do tamanho estilo “mesinha de centro”. Chamado Iconic: A Photographic Tribute to Apple Innovation (Icônico: um tributo fotográfico à inovação da Apple), ainda sem tradução para o Português, o livro é um incrível documento que honra a tradição de design da Apple, com belo acabamento e apresentação. Editado pelo próprio Zufi, o livro é vendido exclusivamente no saite www.iconicbook.com.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *