Dica: Como remover completamente o XQuartz do OS X?

Alguns usuários de Mac que trabalham com software livre devem estar acostumados em lidar com o servidor gráfico X11, utilizados por diversos programas populares, incluindo o conhecido Inkscape, que trabalha em conjunto com o X11.

inkscape

A partir do Mountain Lion a Apple deixou de oferecer o X11 em suas instalações do sistema mas criou o XQuartz para dar continuidade ao projeto via software livre.

XQuartz-logoApesar de ser de fácil instalação, remover o XQuartz não é um procedimento tão trivial. Por isso reproduzimos aqui um passo-a-passo para quem precisar apagar os arquivos correspondentes ao X11 após remover de seu Mac outros aplicativos que utilizavam o servidor.

Antes de começar, no entanto, é preciso se certificar que não há mais nenhum software instalado em seu Mac que utilize o X11. Para apagar o Inkscape, por exemplo, é só arrastá-lo para o lixo. Use o utilitário AppCleaner para apagar preferências e outros arquivos extras que não são mais necessários.

1) O primeiro passo é iniciar uma sessão como usuário administrador. Se você é o único usuário na máquina, provavelmente será administrador do seu Mac. Se você usar mais de um usuário por medida de segurança, saia do seu usuário normal e entre como usuário administrador.

2) Depois de ter certeza que não há nenhum software que use o X11, entre no Terminal.

3) Copie e cole o seguinte código na linha de comando e aperte [Return].

launchctl unload /Library/LaunchAgents/org.macosforge.xquartz.startx.plist

4) Depois, execute as seguintes linhas de código, copiando e colando e apertando [Return] para cada linha. Na primeira linha, o sistema vai perguntar sua senha de administrador (a senha do próprio usuário).

sudo launchctl unload /Library/LaunchDaemons/org.macosforge.xquartz.privileged_startx.plist

sudo rm -rf /opt/X11* /Library/Launch*/org.macosforge.xquartz.* /Applications/Utilities/XQuartz.app /etc/*paths.d/*XQuartz

sudo pkgutil --forget org.macosforge.xquartz.pkg

5) Por fim, apague a pasta “opt” que está na raiz do seu HD. Ela não é mais necessária.

pasta-opt-na-raiz-do-macintosh-hd

6) Pronto! O XQuartz foi removido de seu Mac!

 

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *