Usuários do Transmission são vítimas do golpe do resgate

transmission-infectado-ramsonware-macnarama

A Palo Alto Networks descobriu no último dia 4 que o instalador do tradicional programa cliente BitTorrent Transmission, de código-aberto, está INFECTADO com um ramsonware.

“Ramsonware” é um tipo de programa maligno que age sobre seu Mac e depois pede um “resgate” para liberá-lo.

No caso do Transmission, o instalador da versão 2.90 foi infectado e o malware se instala junto com o programa, criptografa o conteúdo do seu HD e depois pede 1 bitcoin para descriptografar.

O Transmission Project já substituiu o instalador pela versão 2.92, limpa do malware, mas a Apple já tinha tomado iniciativas neste fim-de-semana para prevenir os ataques, revogando um certificado digital de um desenvolvedor da Apple que permitia a instalação do software maligno no Mac.

Se você precisa baixar um software de bittorrent neste momento, sugerimos não escolher o Transmission até , e buscar outras alternativas como o velho Tomato Torrent, µTorrent e até mesmo o Bit Torrent oficial.

 

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *