macOS Sierra não vai rodar em Macs anteriores a 2009

Apesar de existir uma ideia de que a Apple é um das empresas que trabalha com “obsolescência programada”, o Mac tem se revelado um computador longevo, com diversos modelos antigos rodando as versões mais atuais do macOS. Além disso, a Apple tem liberado atualizações de segurança para as versões mais antigas dos sistema, garantindo uma paz de espírito para proprietários de Macs que rodam inclusive o Lion, lançado em 2011.

Entretanto, no lançamento do macOS Sierra, mais modelos antigos serão deixados para trás, em sua maioria, Macs de 2007 a 2009, que não rodarão o sistema.

Os modelos compatíveis com o macOS Sierra serão:

• MacBook (final de 2009 e posteriores)
• iMac (final de 2009 e posteriores)
• MacBook Air (final de 2010 e posteriores)
• MacBook Pro (final de 2010 e posteriores)
• Mac Mini (final de 2010 e posteriores)
• Mac Pro (final de 2010 e posteriores)

O último sistema em que houve uma linha de corte dramática foi o Mountain Lion em 2012. Na época, diversos Macs antigos deixaram de ser suportados pelo OS X 10.8.

Digamos que o sistema operacional rodar (suave e rápido) em um computador lançado há 6 anos atrás é bem razoável. Por outro lado, os antigos modelos continuam a ser uma boa ferramenta de trabalho e sempre é triste quando a escolha da aposentadoria do Mac é feita pela Apple, e não pelo usuário que comprou a máquina.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *