9 coisas que você deve saber sobre o macOS Sierra, nova versão do sistema operacional do Mac

1. Siri é a estrela do espetáculo

Na palestra principal da WWDC, conferência para desenvolvedores, a Apple deixou claro que o maior recurso do próximo sistema operacional do Mac é a Siri. Uma velha conhecida para os usuários do iPhone, a assistente vem reforçada em sua versão para o Mac, já que poderá lidar não só com os diversos aplicativos da Apple como o Photos ou o Messages e de terceiros, mas também com gerenciamento de arquivos, sendo uma mão na roda para buscar, abrir e organizar o conteúdo de seu HD ou SSD.

fallback_screen_large

2. Os produtos Apple estão cada vez mais integrados

O macOS Sierra traz uma integração ainda maior entre o Mac e o iPhone. Alguns recursos do iPhone já vem sendo trazidos para o Mac já faz algum tempo (como o Launchpad), mas a Área de Transferência (Clipboard) Universal é um passo definitivo na parceria entre os dispositivos. Este recurso permite que se copie imagens, vídeos ou textos no iPhone e se cole diretamente no Mac (ou vice-versa). Para dar um exemplo que será bem comum no seu dia-a-dia, você poderá receber algo no WhatsApp no seu iPhone e colar em um arquivo no Word que estiver editando no Mac.

3. O iCloud será uma extensão definitiva do Mac

A integração Mac-iPhone também passa pelo iCloud Drive, o disco virtual da Apple. Agora além da Fototeca na nuvem, será possível colocar o conteúdo da Mesa (Desktop) e a pasta Documentos diretamente no iCloud, o que dá acesso aos arquivos via iPhone ou outro dispositivo. Dessa maneira, arquivos que estão na nuvem não ocupam espaço em seu HD/SSD liberando espaço.

Só vamos lembrar que a versão gratuita do iCloud libera apenas 5GB (se a Apple não mudar nada até setembro). Ou seja, dá para encher seu espaço na nuvem num instante.

Por outro lado, o valor dos planos é bem razoável, com valor máximo de 10 dólares por mês para 1TB de armazenamento. Os outros planos são de 50GB por 1 dólar e 200GB por 3 dólares por mês.

4. O macOS irá usar seu armazenamento de maneira mais inteligente

Com a substituição dos HDs para unidades SSD, o Mac ganhou em velocidade, mas por questão de custo, diminuiu seu armazenamento principal. Isso nos leva um destacado recurso do sistema novo: o Armazenamento Otimizado. O Sierra abre espaço automaticamente no seu HD/SSD levando os arquivos menos usados para a nuvem. O recurso possibilita ocupar menos espaço em disco e mantém seus arquivos mais utilizados disponíveis em qualquer computador. Mas também traz à tona o velho problema da Internet brasileira: o quão confiável e rápida é sua conexão? O quanto isso pode deixar seu Mac mais lento?

Outro recurso é o monitoramento de duplicatas ou arquivos obsoletos, lembrando o usuário de apagar instaladores de aplicativos e apagando automaticamente caches, registros e outros arquivos desnecessários.

5. Teremos facilidades para trabalhar com vários documentos ao mesmo tempo

Mais utilizadas no Safari (e outros navegadores), as Abas estarão disponíveis em qualquer aplicativo, da Apple ou de terceiros.

Se você é daqueles que gosta de ver um seriado ou o futebol enquanto trabalha, o recursos Picture in Picture (PiP) permite ter uma janela flutuante do Safari ou do iTunes na tela, sobre a janela principal que se está trabalhando.

sierra-fotos-memorias

6. O Mac consegue “ver” o conteúdo de suas fotos

Não é exatamente uma novidade do sistema, mas de um de seus aplicativos: o Fotos agora está mais inteligente e permite buscar fotos por seu conteúdo, como objetos ou o fundo.

Outro recurso interessante é o Memórias, que permite organizar fotos e vídeos em belas apresentações criadas automaticamente. O app usa as informações de pessoas, lugares ou datas para fazer os agrupamentos.

7. Você pode experimentar as novidades, antes do lançamento

A Apple disponibiliza versões preliminares do macOS através Programa de Software Beta da Apple. Basta se comprometer a contar à Apple o que achou.

8. O sistema novo pode não rodar em seu Mac

Se seu Mac é mais antigo, um modelo de 2009 para trás, pode ser que o novo Sierra não rode nele.

Confira abaixo os modelos que irão suportar o novo macOS.

» macOS Sierra não vai rodar em Macs anteriores a 2009

9. O sistema se chamar “macOS” não é uma novidade

Em 2001, com o lançamento da versão 10, a Apple resolveu mudar o nome do sistema do Mac para “OS X” (ô-esse dez). Antes disso, o sistema se chamava… “Mac OS”.

mac-os-9-1

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *