Com o anúncio da Google do fim do suporte ao macOS 10.15 Catalina em setembro de 2024 mais uma leva de modelos de Mac entraram em “obsolescência programada” por não terem um navegador atualizado e seguro. Está bem que um Mac mini 2012 já teria mais de 10 anos, mas este e outros modelos de Mac continuam excelentes máquinas, com um chip Intel i5 que dá conta de muita tarefa.
Mas o pior mesmo é a Google sumir com todas as referências de download das versões antigas, o que torna o trabalho de instalar uma versão no mínimo compatível ainda mais difícil. A ideia deste artigo é justamente essa: como encontrar a versão que preciso no meio dos alfarrábios da empresa.
No nosso caso, não vamos instalar o Chrome, que é a versão comercial, mas sim, o Chromium, que é a versão livre e que tem seus códigos-fonte abertos para quem quiser estudar e gerar projetos a partir destes.
Isto posto, vamos ao passo-a-passo.
- Encontrar a última versão funcional para o Catalina.
Isso parece ser complicado, procurando por “chrome drops support catalina” (algo como “Chrome encerra suporte Catalina”) encontrei vários artigos estrangeiros dizendo que a partir da versão 129, o Chrome não vai mais ser compatível com o Catalina. Ou seja, a última versão é a 128. - Descobrir a versão completa correspondente e sua posição no repositório da Google.
Há um serviço da Google que lista todas as versões e suas posições no vasto arquivo-morto de desenvolvimento da empresa, se chama “Chromium Dash“. No webapp, procura a última versão que começa com 128 (clique em “load more” para ver mais itens). No caso, seria a versão 128.0.6613.139. Nota que, ao lado, está escrito: 1331488 @ Sep 17 2024. “1331488” seria a posição da pasta de downloads no arquivo-morto. - Localizar a pasta do downloads no arquivo-morto.
Sabendo a posição, vamos ao repositório de desenvolvimento do Chromium para encontrar a pasta que precisamos. Clicando no URL acima, notamos que é uma lista interminável de pastas. O nome da pasta que precisamos é o número de posição que já encontramos, ou seja: “1331488”. Usa a caixa de busca “Filter” para reduzir a lista. Eu não encontrei exatamente a pasta 1331488, mas encontrei uma próxima – “1331485”, filtrando por “133148”. - Baixar o ZIP com o aplicativo.
Está lá! O nome do ZIP do aplicativo é “chrome-mac.zip”. É baixar e descompactar este arquivo, copiar para a pasta Aplicativos e pronto!
É isso. Se tu gostaste deste tutorial ou tens alguma dúvida, deixa teu comentário!
Rui, tenta abrir o aplicativo com o menu de contexto, apertando [Control] enquanto clica no ícone. Escolhe a opção Abrir e quando o Mac pedir confirmação, clica em Abrir novamente. Boa sorte!
Boa tarde Tchê! Eu tenho um Macbook Mid 2012 e já não passa do iOS Catalina, que já não atualiza para a versão atual do Chrome, motivo pelo qual cheguei até você. Eu segui o passo a passo, mas não consigo instalar pois me viu esta mensagem: “Chromium’ não pode ser aberto porque o desenvolvedor não pode ser verificado. O macOS não pode verificar se este app está livre de malware.”
E aí, o que eu faço? Desde já, agradeço.