Sobre o Macnarama

Sobre o Macnarama: Marco Andrei na entrada do prédio de seus pais, segurando um Macintosh Classic embaixo do braço. O embrião de tudo.

Meu primeiro contato com Mac foi em 1992 para 93, quando botei as mãos em um Macintosh SE na faculdade. Naquela época a Internet ainda não existia, do jeito que conhecemos agora. Mas o Macnarama já estava na minha cabeça.

Os primórdios: Brasil Apple Clube e o Apple Talk

Como presidente do Brasil Apple Clube, minha missão era dividir meus conhecimentos. Sem a Web, o caminho inicial foi um jornal mensal chamado “Apple Talk”. Foi um tempo de colaboração e de boas amizades. Além de Luiz Ernesto Pellanda, fundador do BAC em 1979, outros amigos estavam no grupo: Ricardo Alexaris, Alê Primo, Hélio Paz, Juliano Vasconcellos, Fabiano Jorge, e tantos outros.

Em 2000, finalmente criei um blog chamado rsmac.com para falar sobre coisas da Apple no antigo Blogger (ainda da Pyra Labs!). Sempre com o pensamento de compartilhar conhecimento, me sentia obrigado a dividir o pouco que eu sabia em um espaço mais aberto, ainda que acessível para poucos naquele momento.

Finalmente o Macnarama

O Macnarama surgiu a partir deste projeto, em 2004, quando resolvi migrar o rsmac.com para a plataforma WordPress, um sistema mais poderoso que o antigo Blogger. Queria gerenciar melhor o conteúdo do saite e abrigar mais artigos, especialmente de autores amigos e convidados. Apesar de colaborar constantemente para revistas especializadas, sempre quis ter um recanto só meu, onde pudesse escolher pautas e escrever sobre o que eu gostasse e o Macnarama era a resposta para este anseio.

Nos anos iniciais, com a carência de informações sobre a Apple, eu procurava divulgar tudo sobre a empresa e seus produtos que fosse que eu encontrasse pela frente. Com o passar do tempo, chegamos à fartura das informações e notícias da Apple que temos hoje, e entendi que o Macnarama deveria ser um lugar para se encontrar artigos de conteúdo de caráter mais atemporal, em especial dicas de uso dos recursos do Mac e iPhone, informações sobre Macs antigos e deliciosas histórias de fãs brasileiros e clubes de usuários no exterior.

Espero que este sítio seja uma relevante fonte de informações para todos os visitantes e que sua leitura seja tão divertida quanto o é para mim produzir seu conteúdo. Fica à vontade para enviar sugestões, comentários e críticas para melhorarmos cada vez mais.

Saudações applemaníacas!
Marco Andrei

PS: Se gostares do meu conteúdo, considera me “pagar um café” pela plataforma Ko-Fi. Seria um importante estímulo para eu continuar o trabalho. Obrigado!