Em sua palestra de hoje na WWDC, Steve Jobs confirmou o boato: a Apple vai começar a produzir Macs com microprocessadores Intel a partir de 2006, iniciando um processo de migração de todos os seus produtos para a nova plataforma. Após o anúncio, Jobs mostrou o novo Mac OS X 10.4 Tiger já rodando em um protótipo de Mac baseado em um chip Intel.
Para apoiar o desenvolvimento para a nova plataforma, a Apple também apresentou o Developer Transition Kit, um kit de desenvolvimento com versões preliminares do software da Apple portado para chips Intel, o que permitirá que os desenvolvedores preparem versões de suas aplicações de modo a rodarem na antiga plataforma PowerPC e na nova plataforma Intel.
Steve Jobs declarou que “o nosso objetivo é dotar os nossos usuários dos melhores computadores pessoais no mundo e olhando à frente, a Intel tem o roadmap de processadores mais forte até agora”. “Faz 10 anos desde nossa transição para o PowerPC e pensamos que a tecnologia da Intel vai nos ajudar a criar os melhores computadores pessoais para os próximos 10 anos”, completou.
Durante a palestra, representantes da Microsoft e da Adobe declararam o seu apoio à iniciativa da Apple e comunicaram que irão produzir versões de seus produtos para ambas plataformas de Mac. “Nós acreditamos que é um movimento muito inteligente da Apple”, comentou Bruce Chizen, CEO da Adobe.
O Developer Transition Kit já está disponível a partir de hoje pelo valor de US$ 999 para todos os membros do ADC. Maiores informações estão disponíveis no site http://developer.apple.com.
A Intel está trabalhando para oferecer até o final do ano mais ferramentas de desenvolvimento com suporte aos computadores Apple, que vão incluir um compilador C/C++, um compilador Fortran e bibliotecas para tirar o máximo de performance oferecida por seus processadores.
Saiba mais
Apple: Apple to Use Intel Microprocessors Beginning in 2006
É, acho que acabei de comprar meu primeiro e último Mac. De volta ao mundo dos PCs, já que rodar o MacOS provavelmente vai ser possível em todas as plataformas…
Imagina você torcer para o “Real Madri” e o presidente do clube anunciar que vai vender metade do time até meados de 2006 e a outra metade até meados de 2007… que !@#&({2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}^(!({2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}#)…
Sei lá, isso me assusta um pouco…
Não posso deixar de expressar minha perplexidade ante tal cambio de direção na Apple. Lembrar que há alguns anos Apple fazia propagandas como o “Pentium Toast” ou aquela do caramujo, exaltando qualidades nos PowerPC. Ou mesmo aquelas conferências do Schiller explicando pormenorizadamente detalhes técnicos do MHZ Mith, e etc. Agora, vemos simplesmente tal mudança ocorrer e tão breve, qdo até mesmo a Microsoft favorece ao PowerPC em relação à intel.
E como há de ser os bloqueios de possíveis Mac Clones? Se já existe um PearPC q tem certo caminho na emulação do PPC, ficará muito mais fácil agora c/um Mac em x86.
Espero que esteja errado, mas não creio ter sido esse um bom movimento do Jobs.
Saudações;
CAPPBS