O diário tcheco Mlada fronta Dnes reportou que até o final de 2006 a Apple pretende abrir cinco Apple Stores na República Tcheca, a começar por Praga, que deverá ter mais uma ou duas lojas, e outras em Brno e Ostrava. Esta semana a empresa começa uma campanha de marketing no país.
A novidade não foi recebida com entusiasmo por revendas locais, que prevêem “tempos difíceis”. O representante da Apple, Gilles Mouchonnet, gerente da MDS Holdings, comentou porém que “a Apple não quer frustar os distribuidores e espera abrir suas lojas em colaboração com estes”.
Nos parece que Apple Stores com parcerias locais pode ser uma nova maneira que a Apple encontrou de estabelecer mais unidades de suas lojas, reforçando sua presença no mundo. Talvez estejamos presenciando o início de um programa de franquias gerenciado pela própria Apple.
No mês passado foi divulgada a notícia que a Apple estaria abrindo uma Apple Store no Brasil, na nova loja da Daslu em São Paulo. Soube-se depois que não seria uma “verdadeira” Apple Store, mas sim, uma revenda Apple.
Saiba mais
Prague Daily Monitor: Apple to open computer shops in Czech Republic (via Google News)