Com o advento dos Macintosh com processador Intel, a Apple já está tomando providências para impedir ataques a sua propriedade intelectual. A empresa registrou uma patente que descreve um método para rodar o Mac OS X em um hardware específico, ou seja, impedir que o sistema seja executado em equipamentos não-Apple. A patente é de abril de 2004, mas foi tornada pública na última terça.
A patente também descorre sobre segurança do código enquanto se está trocando informações entre vários sistemas operacionais, citando o próprio Mac OS X, Windows e Linux. A Apple cita um processo chamado “code obfuscation” na qual desenvolvedores de software empregam técnicas para tornar mais difícil para emuladores e depuradores descobrir como funciona um bloco de código específico.
Historicamente, a Apple não se preocupava tanto com o fato do Mac OS rodar em plataformas diferentes que seu Macintosh, porque ela utilizava um processador diferente dos outros PCs com Windows. A partir do ano que vem porém, o Mac vai se tornar mais parecido com estas máquinas, pois vai utilizar processadores Intel.
Phil Schiller, vice-presidente sênior da Apple, já declarou que a empresa não tem planos para suportar o Windows rodando em Macs, mas também comentou que não vai tomar nenhuma atitude para evitar que usuários de Mac rodem Windows em suas máquinas.
Saiba mais
News.com: Apple tries to patent ‘tamper-resistant software’
Oi, Marcelo!
Já temos o número 7, mas estamos com problemas de quota no servidor, que está nos impedindo de subir o programa. Resolveremos isto no fim-de-semana e no dia 20, queremos liberar mais um podcast.
Obrigado pela audiência!
Aí galera…será que ainda vai rolar algum podcast? Ou a empresa faliu??