Dentro de seu projeto PC Conectado, o governo federal irá oferecer isenções para computadores que possibilitem o acesso à Internet até o valor de 2.500 reais, durante cinco anos. Com isto, o governo pretende provocar uma baixa nos preços dos computadores brasileiros, não só para facilitar o acesso à tecnologia para as camadas de baixa renda, mas também para combater o contrabando, fortalecendo a economia formal.
Se considerarmos que o valor final do Mac mini inclui um percentual significativo de impostos, é possível que a Apple possa se beneficiar desta isenção, oferecendo seu Mac entry-level por um valor mais próximo de 2 mil reais.
Saiba mais
Folha Online: Computador de até R$ 2.500 terá isenção federal
Ontem à noite, no telejornal apresentado por Paulo Henrique Amorim na Rede Record, uma especialista deu informações interessantes a respeito do PC Conectado: as máquinas virão com 27 aplicativos instalados e rodará Linux. 100{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724} software livre.
A nota triste para nós Mac addicteds é que, salvo alguma extraordinária mudança de rumo, o descontão nos impostos deverá valer somente para empresas brasileiras, com o objetivo de fomentar emprego e produção na indústria nacional.
Não deixa de ser uma reserva de mercado.