Recentemente, os usuários do programa de milhagem da Gol, o Smiles, ficaram muito decepcionados com uma decisão da equipe de TI da empresa: para acessar o saite do programa, era obrigatório o uso do navegador Internet Explorer, atualmente só disponível para a plataforma Windows. Isso gerou uma série de reclamações, é claro, principalmente porque é só através do saite que se emite os bilhetes utilizando as milhas Smiles.
Mas felizmente os macmaníacos não precisam se descabelar: com a colaboração do leitor Max, o blog Melhores Destinos publicou uma maneira de driblar o bloqueio e o “brete” estabelecido pelo Gol, o que permite utilizar o saite enquanto a própria não resolve o problema.
A dica foi testada usando o Google Chrome 12 no Mac.
1) Acesse https://clientes.smiles.com.br/eloyalty_ptb/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=Login+View
2) Dentro da página de login, clique sobre o campo para digitar o número Smiles (aparentemente não acontecerá nada).
3) Aperte [Tab] até que o cursor apareça neste campo, e digite o número.
4) Aperte [Tab] e digite a senha.
5) Aperte [Tab] e tecle [Return].
6) Se os dados estiverem corretos, você estará autenticado, dentro do sistema.Na tela principal, use a mesma técnica, aperte [Tab] até que o cursor chegue no item que deseja acessar, e tecle [Return]. Estando na página de emissão da passagem o problema não ocorre.
[Agradecimentos ao leitor Max do blog Melhores Destinos.]
Funciona para quem usa linux também… testado no Ubuntu 10.10 com Firefox 4.0.1