Não demorou muito para que um fabricante de PC compatíveis lançasse um clone do Mac mini. Com o codinome Pandora, o novo equipamento é uma pequena caixa metálica, com um leitor slot-loading frontal, num design que lembra muito o produto da Apple.
O protótipo foi apresentado pela AOpen, empresa de Taiwan que é afiliada ao grupo fabricante de PCs Acer, e foi fabricado a pedido da Intel, que contrata pequenos fabricantes para desenvolver experimentos e referências para novos modelos de PCs.
Don MacDonald, vice-presidente da Intel para produtos domésticos, declarou que os futuros modelos de PC para residências serão menores, de design mais elegante e custarão mais barato. A publicação destes protótipos é uma busca a estas referências.
Analistas nos EUA têm declarado que a Intel terá que manter os baixos preços de produção e pacotes de software se quiser competir com o equipamento entry-level da Apple, de 499 dólares.
Saiba mais
News.com: Will Intel open Pandora’s box with Mac Mini twin?
Wired: Intel Preps Mac Mini Look-Alike
Prezado César:
Isto significa que um Dell equivalente ao Mac mini é mais caro, confere?
Sobre competir por preço, não se pode comparar marcas como Dell, HP e Apple, com outras de baixa qualidade. Creio que a análise foi feita considerando isto.
Um PC da Dell sem monitor, que é um dos mais caros, sai por R$ 1597 (US$ 638), com drive de DVD, Windows XP Home Edition, enfim muito mais valor agregado. Em lojas um PC Popular com monitor sai o preço do Mac Mini sem monitor… hehe. Não é muito difícil qualquer fabricante de PCs competir por preço.