A Hitachi está divulgando a sua nova e revolucionária tecnologia “Perpendicular Recording”, que promete aumentar drasticamente o volume de dados armazenados em seus discos rígidos, algo na ordem de 10 vezes mais. Ou seja, onde hoje só se pode armazenar 3 mil músicas por exemplo, será possível armazenar 30 mil.
O segredo do espaço é uma idéia simples. A tecnologia atual utiliza a Gravação Longitudinal, que como próprio nome diz, alinha os bits de dados horizontalmente, paralelos à superfície do disco rígido. A nova Gravação Perpendicular alinha os bits verticalmente de modo a criar um espaço adicional para acondicionar mais dados e permitir densidades de gravação maiores.
Esta nova tecnologia também resolve uma restrição que os fabricantes de discos enfrentam hoje: à medida que se aumenta a densidade de gravação de dados, a granularidade dos bits fica tão pequena que cada dado começa a interferir no outro, gerando flipped bits, ou seja, bits que trocam de valor espontaneamente. Este efeito pode ter conseqüências graves como documentos corrompidos ou até mesmo inutilizados. Desta maneira, após chegar ao limite dos flipped bits, só é possível colocar mais dados se o tamanho do disco for aumentado, algo que na nossa atual época de miniaturização é fora de cogitação.
A empresa publicou em seu site uma divertida animação (em inglês) para explicar o conceito para os consumidores. Ela pode ser vista aqui: Get Perpendicular.
Saiba mais
Hitachi: Perpendicular Recording