Inicia a era MacIntel [1]

Em sua muitíssimo aguardada keynote no maior evento dedicado a plataforma, a MacWorld, Steve Jobs apresentou os primeiros lançamentos da Apple para 2006. E não foi preciso esperar até a metade do ano para se ter Macintoshes com coração Intel. De uma tacada só, a Apple lançou dois modelos com o novo processador Intel Core Duo, que oferece uma performance 2x mais rápida que um G5 e 4x mais rápida que um G4, a um clock semelhante.

Começando pelos portáteis, o novo MacBook Pro foi, sem dúvida, a atualização mais esperada. “Sonhos tornam-se realidade”, é o mote do lançamento. De fato, há tempos a Apple “devia” a seus usuários um notebook com uma maior performance, que os processadores G4 já não ofereciam. Com o novo Intel Core Duo, a Apple pode dar finalmente o salto de qualidade, que os processadores G5 prometeram e nunca cumpriram.

A nova linha de portáteis profissionais MacBook oferece dois modelos com telas de 15″, munidos de um Intel Core Duo de 1,67 ou 1,83 GHz, que oferece uma performance até 4x mais rápida que os seus antecessores G4. Outras especificações incluem um barramento de 667MHz; arquitetura PCI Express; 120GB de HD Serial ATA; ATI Mobility Radeon X1600 de até 256MB de VRAM, uma porta Firewire 400 e duas USB 2.

O MacBook Pro possui uma iSight embutida, o que deve se estender para os próximos modelos a serem lançados, tornando-se um padrão nos Macs. Completando o padrão, o portátil traz SuperDrive, AirPort Extreme, Bluetooth 2 e Gigabit Ethernet já de fábrica. Além disto, ele traz o teclado com iluminação e o trackpad com rolagem.

Uma novidade é a tecnologia MagSafe, desenvolvida para guiar magneticamente o conector de força ao plugue no MacBook e disconectar suavemente se alguém bater no cabo. É certamente um alívio aos usuários que já tiveram os conectores de suas fontes destroçados em um tropeção aleatório.

Olhando para o software, o Mac OS X que vem instalado é a nova versão 10.4.4 do Tiger (mais estável, com várias correções e com novos widgets), além do novo iLife ’06 (com o novo iWeb), o novo Front Row, e uma versão demonstração 30 dias do novo iWork ’06 (com novos recursos).

Saiba mais
Apple: Presenting MacBook Pro. 4x faster. (Wishes come true.)
Apple: MacBook Pro – What’s inside

Author: Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.