Gosto de escutar rádio pela internet, mas estou desistindo. Até há pouco tempo, eu escutava a Band AM 640 de Porto Alegre com o Safari, mas depois que eles mudaram o site, não consigo mais. O que faço?
Vicente
Caro Vicente:
Apesar de todas as atualizações disponíveis para Mac a fim de rodar formatos Windows Media, nem todos os websites estão preparados para a plataforma da Apple. Não raro, os usuários Mac desistem de escutar rádios online porque os plug-ins da Microsoft insistem em não rodar nos navegadores para Mac. Isso acontece porque a maioria das implementações destes plug-ins utilizam ActiveX, que não existe no Mac.
Felizmente, com um pouco de paciência, dá para escutar sua rádio preferida. Para isso, temos que descobrir qual é o arquivo de streaming gerado pelo website, para reproduzir este arquivo no QuickTime Player, VLC ou outro de tua preferência.
- Antes de mais nada, instale e atualize todos os codecs para tocar os formatos Windows Media. O básico está em http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/player/wmcomponents.mspx. Tu também podes contar com o Perian: http://www.perian.org/.
- No caso da Band AM 640 de Porto Alegre, a página para acessar a rádio ao vivo está em http://www.bandrs.com.br/player/radioban.html.
- No Safari, escolha a opção “Visualizar código-fonte” do menu Visualizar e faça uma busca pelo texto “mms”. Encontraremos o URL
mms://201.48.237.34/POA{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}20-AM{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}20BANDEIRANTES
. Copie o endereço. - Entre no QuickTime e escolha “Open URL” do menu File. Cole o endereço copiado anteriormente e aperte [OK].
- Pronto! O streaming da rádio vai começar a tocar.
Para facilitar os ouvintes da Band AM de Porto Alegre, criei um arquivo m3u
que pode ser aberto diretamente no QuickTime (o iTunes não vai abrir). Basta dar um [Control]+clique neste link e escolher a opção “Descarregar arquivo vinculado” para guardar em seu HD.
—
Uma dica do prof. Eduardo Pellanda para os gaúchos que usam o Real Player. Os acessos às rádios da RBS via Real Player ainda estão no ar, apesar de escondidos:
Gaúcha:
rtsp://real.rbsonline.com.br/liverbs/*/broadcast/rdgaucha/gaucha.rm
Atlântida:
rtsp://real.rbsonline.com.br/liverbs/*/broadcast/rdatlantida/atlantida.rm
Pelo Tunein escuto todas as Rádios …Tenho Mac Mini -Apple
Roda tb. Android ,iOS ,windus phone etc
Tenho Mac Mini (Apple) e escuto rádio tb. Pelo TUNEIN .Encontre na internet
é só entrar nesse site que a Eldorado funciona http://streema.com/radios/Radio_Eldorado_FM
Tentei baixar dois programas de GPS e um programa para escutar a Band News Rio de Janeiro. Ambos estão aguardando serem baixados na tela do iPad tem uns 5 dias. Como cancelar essa solicitação?
Grato,
Henrique
inalmente ouvindo a radio gaucha ..afss
TEM COMO VC CRIAR ALGO COM OS CODIGOS DA RADIO P EXECUTARMOS DIRETO…
ABRAÇO TCHE
Também temos este mesmo problema, como somos uma assessoria, temos por necessidade do trabalho, ouvir muitas rádios de noticias, mas o Mac, não permite, o que dificulta e complica muito o dia a dia.
Não é possível que essa máquina, não tenha como disponibilizar, instalar, solucionar esse problema!!! Podiam tem pensado nisso quando desenvolveram esse equipamento.
Simoni, obrigada pelo link da Itapema RS!!! 🙂
Jizonita: A ideia deste texto é tentar sintetizar uma só forma para resolver o problema, mas infelizmente dependemos da “boa vontade” dos programadores dos saites para fazer a coisa ficar mais fácil para os macmaníacos. Obrigado pela visita!
Nao existe uma forma de poder escutar qualqeur radio?
Jizonita
Ola Marcos
Muito obrigada por suas dicas, elas sao importantes e relevantes para nos.
No meu caso jja tentei varias vezes ouvir a radio ADVAI e sempre tem a mensagem que devo instalar os plugins, mas nao me dar nenhuma opcao para instala-los.
Voce poderia me ajudar?
Obrigada
Jizonita
Já fiz todas as atualizações Marco. Graças a um amigo estou escutando a Gaúcha porque ele me enviou o link http://mb.clicrbs.com.br:50000, porém, gostaria mesmo de escutar a Band AM 640 e se possível a Rádio Guaiba.
Safari.
Murilo: qual o navegador que estás utilizando?
Olá, fiz todos os procedimentos para poder escutar a BAND AM 640, só que na hora de procurar o arquivo MMS no código-fonte ele não aparece. Já instalei o pacote de codecs, porém, fico sem conseguir escutar a rádio. Se houver como resolver o problema eu agradeço.
Simoni, que bom que deu tudo certo. E obrigado por compartilhar tuas informações com a gente! Um abraço!
Complementando, como o Marco falou, abrir essas URLs no QuickTime. Enjoy.
Marco, obrigada do fundo do coração! Estou há um tempão tentando ouvir a Itapema e a Ipanema FM do RS mas sem sucesso, mandei vários e-mails pra eles, mas ninguém nem sequer responde ajudando, tenho o Windows instalado mas só uso o Corel, hoje me rendi e fui ouvir a Itapema no Chrome/Windows, mas não me contentei, afinal não suporto ficar no Windows… Então decidi resolver e achei seu site, nos comentários resolvi meu problema, então fica a ajuda para quem quiser ouvir a Itapema FM RS: http://mediacenter2.clicrbs.com.br/templates/GetAsx.aspx?contentID=87667&channelId=250
e a Ipanema FM RS: http://p.mm.uol.com.br/ipanema_alta
Boa tarde tudo bem, li e gostei da atencao que o amigo deu as perguntas realizadas, miha dificuldade e fazer o mesmo com esta radio rodar no meu Mac, nao consigo ouvir a radio da rede brasil comunicacao, as vezes consigo ouvir a trasmissao do fm deles, mas o que me enteressa e a trasmissao do am, esse nao consigo de geito nenhum, se poder me ajudar coloquei o site, fico no vosso aguardo.
Deus abencoe e obrigado pela atencao.
P.Roberto
gosto de escutar web radio mas o quick time de repente paro de executar a radio e http://www.radiobanzai.com.br
Galera, copiando o mms pelo código fonte e colando no Real Player consegui escutar a Mundo Livre FM, já que não estava conseguindo com os plugins anteriormente instalados no meu Mac (Flip4mac,quicktime..).
Obrigada pela dica!
Fabio, no teu caso deves atualizar a versão do Real Player e tentar recarregar a rádio. Um abraço!
Ola, sua dica é mto importante, sou novo no mac, e estou apanhando bastante para poder ouvir radios pela internet do meu safari.
Se vc puder me ajudar eu ficaria muito grato, eu tenho o quick time e o flip4mac.
Quando eu clico no link, abre a janela do quick time começa a mostrar a portentagem que falta para abrir, depois quando começa, não sai som nenhum.
O link é esse. se puder me ajudar ficarei muito feliz, obrigado
rtsp://live.media.rai.it/broadcast/radiodue.rm
Marco, baixei os componentes for quicktime e funcionou normal aqui, desculpa qqr coisa huahahuauhauhahau
Marco, eu queria muito uma ajuda para poder escutar a radio bandeirantes am e a jovem pan am ambos de SP, eu sou louco por programacao esportiva de radio e ja nao sei mais o que fazer para poder escuta las no mac, por favor me ajude. Grato.
Ola Marco. Antigamente eu escutava essa mas agora quando eu tento escutar o vem o seguinte aviso “Esta página possui conteúdo que requer um plug-in da Internet.”Esta página contém conteúdo que não pode ser mostrado porque seu tipo é indefinidohttp://www.itapoanfm.com.br/2010/index.php#
olá!
já tentei vlc, quick time tudo o que pude e não consigo ouvir a atlantida, sempre aparece erro tem algum jeito de conseguir diretamente no site?
Não consegui entrar por esses links que vocês passaram.
Mas olhando no “Real Guide” do Real Player e depois clicando na função “Rádio” achei os links para a Gaúcha e para a Atlântida.
Gaúcha: http://scripts.euro.real.com/guide/launch.ram?h=rtsp{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}3A{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2F{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2Freal.rbsonline.com.br{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2Fliverbs{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2F{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2A{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2Fbroadcast{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2Frdgaucha{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724}2Fgaucha.rm
qual o url da radio guaiba. eu uso um widget chamado radio turner e funciona para escutar a band e a gaucha com o endereco “mms” mas nao consigo achar algo para a guaiba.
Sergio:
Lamento, mas a rádio obriga o usuário a estar rodando Windows.
m.
UAU em 13 de julho recorri a este forum precisando ajuda com respeito a uma estacao de Radio e ate agora nenhuma resposta. tenho visitado aqui todos os dias desde a publicacao sem sucesso. nao desejo ofender ninguem mas gostaria muito se alguem pudesse me ajudar.
Obrigado
ah. tenho o macbook pro 10.6
Ola Marco tudo bem? ja faz um bom tempo que estou tentando escutar essa radio la de minha cidade
http://www.radiocultura.com.br/fm/ e nao consigo ja instalei varios codecs e nao consigo tem como dar uma ajudinha ai? Obrigado
Ola pessoal, vçs podem ouvir a radio Gaucha entre outras no real player
abra o programa,real p- window, radio, la terá varios icones de radios e só da um play na escolhida e é so curtir.
Valeu marco!!!!
Julyellen:
Eu encontrei no saite que indicaste o seguinte endereço: http://streaming.ligalusofona.net/radiojacaonline/audio.m3u . Com este endereço, consegui fazer tocar a rádio no programa VLC. De qualquer maneira, me parece que há um problema de configuração no próprio serviço e, com isso, não há muito a se fazer no Mac, não depende do usuário.
Abraço,
m.
Olá Marco,
Segui todos os seus passos e ainda assim não consegui ouvir, sempre dá essa mensagem: OS Status erro -19160. O site da rádio é: http://www.radiojaca.com.br. Se vc puder dar uma olhada pra mim ficaria muito agradecida.
Desde já obrigada,
Julyellen
Recife – PE
Amigos, como colaboração deixo a indicação do Radioshift, programa pago e dedicado. E como alternativa o site RadioTime que é gratuito e deve resolver a maior parte dos problemas.
Saudações a todos.
Jorge Ávila
Santa Maria/RS
Ezaquel:
O endereço da rádio Gaúcha AM é: mms://200.226.189.241/gaucha?channel=232
O da rádio Atlântida FM é: mms://200.226.189.240/atlantidaRS?channel=254
Bom proveito!
Artur:
Nesta página que indicaste eu encontrei o link Outros players clique aqui que me levou para uma página para escolher com qual qualidade eu gostaria de escutar a rádio. Feita a escolha, cheguei a esta página, que me dá a opção de escutar a rádio no iTunes, sem nenhum problema.
Tenta este caminho e bom proveito!
Marco, vc poderia me fazer um favor? Teste no seu mac esse link e veja se a radio toca no seu mac. Caso toque, por favor me mostre o caminho das pedras. Eu ja cansei de pelejar esse assunto, to quase entregando os pontos.
Obrigado,
Artur
Sao Paulo SP
Qual é a url da atlântida FM e da Gaúcha FM/Am?
Vinícius:
Instale o Windows Media Components for QuickTime que a rádio Globo AM vai funcionar corretamente.
Saudações macmaníacas!
Caro Marco, sou mais um com problema para ouvir rádio no mac. É a rádio mais ouvida do Rio de Janeiro, no caso, a Rádio Globo AM. Você faz ideia de como `rodar` essa rádio no mac? Obrigado pela atenção
Julio Cesar:
Infelizmente esta rádio obriga o ouvinte a instalar um programa Windows no computador. Assim, não é possível escutá-la no teu Mac.
Saudações macmaníacas!
Olá Marco!
Tenho buscado a url de uma rádio aqui mas sem sucesso, é que ela não usa o modo convencional onde aparece o player, acho que é algo em flash, algo assim, será que consegues me ajudar? O site é http://www.radiofm93.com.br
Se puder me ajudar fico grato.
Julio
Deborah:
Eu encontrei o seguinte URL:
mms://streaming.plugin.com.br//strradioex
Deve ser este!
Boa sorte!
Marco
Ola Marco, tudo bem?
Tambem tentei seguir as suas dicas mas nao consegui abrir o site da Extra fm 103.9 de BH. Nao encontrei o arquivo mms dentro do cod fonte.
Vc tem alguma outra sugestao??
Muito obrigada!!!!!
Ugo:
Deves procurar no código-fonte referências a arquivos Windows Media, como ASX, ASF, WMV, WMX e outros.
marco, como eu devo proceder pra tentar descobrir o endereço real de uma rádio que eu queira? qual o procedimento pra que eu aprenda e não fique incomodando vocês sempre… rs
Ugo:
Estudei o código das duas rádios. No caso da Bahia FM, o endereço da transmissão da rádio é este:
http://producao.upx.com.br/players/bahiafm.wmx
. Ou seja, não é a transmissão da rádio propriamente dita; o arquivo WMX é um arquivo intermediário, que contém apenas um redirecionamento para o endereço final. Infelizmente, o QuickTime (com o plug-in Flip4Mac) não conseguiu abrir o arquivo. Tentei então abrir com o antigo Windows Media Player para Mac. Desta vez, funcionou e a rádio começou a tocar normalmente. Dentro do Windows Media Player, pude descobrir o endereço real da rádio, que éhttp://s8-ul.upx.net.br/00090
. Se abrires este URL, que é o correto, dentro do QuickTime, o aplicativo vai reproduzi-la corretamente.Sobre a Itaparica FM, não consegui baixar o arquivo de transmissão da rádio e por isso, não consegui descobrir para onde realmente aponta o arquivo radioitaparicafm.asx. Se descobrires isso, poderás indicar a localização correta da rádio para o QuickTime ou qualquer outro aplicativo para tocar rádios, como o FStream.
Marco, estava pesquisando muito sobre isso e ainda não consegui ouvir a rádio que tanto quero. Estou querendo muito ouvir uma rádio da Bahia que o nome é Itaparica FM e também outra também da Bahia que o nome é Bahia FM, não consigo de jeito nenhum ouvir, já tentei ver o código como você ensinou, mas não aparece nada mms e já não sei como faço, POR FAVOR, ME AJUDE, me dê uma dica de como faço POR FAVOR!
Gustavo:
Infelizmente, as dicas são para Mac mesmo. Não conheço nenhum macete para instalar os plug-ins no Windows.
Diego:
Me parece que no caso da ClubFM, é um arquivo ASF. Tu tens que baixar este arquivo e tentar abri-lo no QuickTime.
Diogo:
Infelizmente, o problema deve estar relacionado à tua banda larga. Verifica as preferências de velocidade de rede no QuickTime e ajusta para uma banda menor.
Boa sorte!
Marco, eu segui os passos que você passou e notei que o meu quicktime e ate mesmo o real player so rodam ate 5min da programação, depois disso eu tenho qu colar novamente o endereço pra ouvir mais 5min e por vai.
Existe uma solução efetiva para esse problema?
Amigo .. Tenho um macmini 1.42ghz, ainda nao roda windows, e queria ouvir a radio clubfm de curitiba, vc pode me ajudar .. ja tentei de tudo que sabia e li sobre isso mas nao consigo … tentei suas dicas e nao achei arquivo mms
Voce pode me ajudar?
http://www.clubefm.com
Prezado Marco,
Primeiramente desculpe mandar esta mensagem como um comentário, mas não encontrei seu e-mail nas páginas deste site.
Recentemente a Apple disponibilizou o seu navegador (Safari 4) para os usuários Windows, o meu caso.
Gostei muito do browser e comecei a buscar uma maneira de incrementá-lo com a instalação de complementos. Cheguei até a uma página do site Mac+ onde li o seu artigo sobre os plugins do Safari. Fiquei empolgado com as informações, mas nele você faz referência apenas na instalação no Mac. Você conhece a maneira de como instalá-los no Safari Windows?? Por favor, entre em contato – e-mail: gustavofmp@yahoo.com.br / usuário skype: gustavofmp
Grande abraço e antecipadamente lhe agradeço!