Construído pela Broadband Computer Company, o miniportátil Alex pretende oferecer às pessoas alienadas e com medo de computadores a chance de conhecer a tecnologia e recuperar o tempo perdido. “Estamos mirando em pessoas tecnologicamente excluídas — pensamos que existem de 10 a 12 milhões delas — e em seis milhões de pessoas frustadas”, declarou Andy Hudson, cofundador da empresa.
O computador Alex vem com o Ubuntu Linux instalado e oferece diversos recursos para simplificar a vida dos novatos ou daqueles que detestam tecnologia. Além de uma interface mais amigável, “as atualizações são aplicadas automaticamente, sem pedir atenção ao usuário”, como explica Hudson. O miniportátil também salva documentos que estão sendo editados e bloqueia downloads de arquivos perigosos automaticamente.
O pacote de aplicativos do Alex inclui um processador de textos, planilha eletrônica, leitor de apresentações, um navegador, editor de correio eletrônico, tocador multimídia, editor de fotos e um leitor RSS.
[Via ZDNet]