Morre Jack Kilby, o criador do circuito integrado

[Jack Kilby]Faleceu, nesta segunda, Jack St. Clair Kilby, o inventor do circuito integrado. Premiado com o Nobel de Física em 2000, ele morreu aos 81 anos, vítima de câncer.

Funcionário na Texas Instruments desde 1958, Kilby passou praticamente toda a sua vida profissional na empresa, até sua aposentadoria, em 1998. Lá, encontrou o lugar certo para as suas idéias: “foi a única companhia que me permitiu trabalhar na miniaturização de componentes eletrônicos praticamente em tempo integral”, escreveu ele em uma autobiografia.

No mesmo ano em que entrou na Texas, em setembro de 1958, Kilby fez a demonstração de um simples microchip, do tamanho da metade de um clipe de papel. Com um equipamento improvisado e emprestado, ele concebeu e construiu o primeiro circuito eletrônico no qual todos os componentes eram fabricados em uma única peça de material semicondutor. Na sua autobiografia, Kilby contou que na época não havia avistado a evolução que seu invento permitiria na Eletrônica, apesar de entender a sua grande importância para a tecnologia.

Hoje em dia, o circuito integrado é base para qualquer aparelho eletrônico e está em toda a parte, desde os computadores até eletrodomésticos.

Saiba mais
Texas Instruments: About Jack
Terra Informática: Morre o inventor do circuito integrado

Autor: Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.