A Apple apresentou esta semana seu novo modelo de mouse, com diversas novidades. O Mighty Mouse combina “a beleza do design do mouse de um botão com a facilidade e versatilidade de um mouse de vários botões”.
A primeira delas, é uma surpresa e uma quebra na tradição: o Mighty Mouse possui dois botões na sua parte superior. À primeira vista, parece um mouse de um botão. Mas isto é porque a carapaça única do mouse é sensível, agindo de acordo com o toque: se for tocada no lado esquerdo, age com o botão principal; no direito, age como botão secundário. Os puristas ficarão satisfeitos em saber que ele também age como um mouse de um botão, basta desligar a programação do botão secundário.
A outra novidade é a substituição do rolete, já presente na maioria dos mouse novos, por uma pequena esfera direcional que gira 360 graus. Assim, é possível rolar o conteúdo de uma janela em todos os sentidos, intuitivamente. É como se fosse um pequeno trackball, especial para a rolagem.
Além disto, o mouse possui dois botões laterais extras, que já estão previamente associados para acionar o Dashboard e o Exposé no Mac OS X Tiger. Se esta não for a preferência do usuário, ele pode reprogramá-los com as ações de sua preferência.
O novo modelo de mouse custa 49 dólares e já disponível para a venda na Apple Store.
Saiba mais
Apple: Introducing Mighty Mouse
A Apple, como sempre, surpreendeu no design e conseguiu inovar algo que parecia não mais ter como inovar. Um mouse multibotão c/aspecto de ter apenas um, e uma trackball no lugar de uma scroll ball são coisas q somente as mentes brilhantes de Cupertino são capazes de pensar.
Entretanto, o preço dele ainda é alto, considerando q é um mouse c/fio. Além disso, o software que programa as funções dos botões ainda é inferior e mais limitado que os da M$. Eu tenho um InteliMouse Explorer de 99 q além de me dar todas as facilidades apregoadas no MightyMouse (exceto obviamente do trackball), me permite configurar ainda muito mais funções, como por exemplo programar um botão p/voltar uma página nos browsers.
Portanto, vou esperar novas atualizações do MightyMouse p/ver como será.