Especialistas concordam em uma coisa: não utilizar a mesma senha para diferentes serviços é o melhor conselho para quem quer se proteger durante sua navegação. Mas como fazer se temos dezenas de serviços na Internet? Como decorar todas essas senhas?
O fundador do sítio Linha Defensiva Altieres Rohr dá 7 dicas valiosas para criar e manter suas senhas (palavras-passe):
- Agrupe serviços com base nos dados que eles revelam sobre você e tente organizá-los de acordo com a importância desses dados. Comunidades on-line e portais de notícias provavelmente não revelam muitas informações pessoais; lojas possuem números de identificação (RG, CPF, endereço), enquanto seu e-mail pode possuir muitas informações confidenciais. Quanto mais importante for o serviço, melhor deve ser a senha usada.
- Use senhas repetidas em serviços que possuem informações semelhantes sobre você. Assim, caso aquela senha seja descoberta, um criminoso não poderá usar a mesma senha em outro serviço para obter informações além daquelas que ele já tem. Por exemplo, usar a mesma senha em uma loja virtual e no banco seria uma péssima ideia.
- Evite repetição em serviços que você acredita que não sejam tão seguros e que podem ser comprometidos, revelando sua senha. Isso é mais complexo de saber, mas alguns casos são óbvios, como por exemplo a sua rede sem fios ou um sítio que, ao pedir para recuperar sua senha, envia a senha anterior por e-mail (isso é um sinal de segurança ruim).
- Saiba construir senhas fracas e fortes:
Senhas fracas: não use palavras ou números que formem datas. Fazer uma pequena mistura entre palavras e números é suficiente. Faça senhas que sejam fáceis de memorizar, mas que alguém não possa adivinhar só lhe conhecendo.
Senhas fortes: tente misturar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Se você acha mais fácil de memorizar e o serviço permite, pode-se usar uma frase inteira como senha. Tente usar vírgula e pontuação na frase, de modo a atender a todos as exigências do serviço. - Se a sua memória não é das melhores ou precisa memorizar muitas senhas, não tenha vergonha de anotar. Guarde as senhas anotadas em um local seguro (se for anotar em papel, não deixe esse papel no monitor ou no teclado, por exemplo, guarde-o na carteira ou outro local particular).
- Entenda que sempre haverá um risco relacionado a senhas e tente sempre lembrar ou anotar em quais serviços você usou a mesma para que você possa trocá-la caso a senha venha a ser comprometida. Não é só você que pode perder uma senha — os serviços que usa também podem sofrer ataques.
- Utilize mecanismos de autenticação de dois fatores. Com isso, você gera ou recebe um código pelo celular que será único a cada vez que você entrar no serviço. Assim, mesmo que a senha seja comprometida, sua conta continua protegida.