Com mensagens crípticas como “olá motorista, o mais rápido que puder” ou “olá seis segundos de fama”, a página da WWDC — conferência de desenvolvedores da Apple — atiça ainda mais a curiosidade e os rumores sobre o que será apresentado amanhã, na palestra inicial.
Tradicionalmente a Apple apresenta as novidades para os seus sistemas operacionais, convidando a comunidade de desenvolvedores a saber mais sobre o futuro do OS X, iOS, watchOS e tvOS:”a palestra principal promete revelações emocionantes, trazendo inspiração e novas oportunidades para continuarem a criar os apps mais inovadores no mundo”.
Dentre as apostas para os futuros lançamentos, está um novo iOS 10, com uma assistente pessoal Siri mais avançada; novos recursos para o Apple Pay, serviço de pagamento móvel, que permitiria aos usuários realizar pagamentos direto Safari ou por meio de mensagens no iMessage; e melhorias no aplicativo Fotos, incluindo mais recursos de edição, uma mudança no visual do Apple Music e mais funções para o 3D Touch.
Um rumor menos badalado diz que o aplicativo de mensagens iMessage pode aparecer em celulares Android, expandindo os domínios da Apple para estes dispositivos.
É esperada uma reformulação no OS X, inclusive uma mudança de nome para “macOS”. Assim como nos dispositivos móveis, a Siri poderá aparecer nos Macs, com aplicativos para comandar músicas e vídeos.
Além disso, é esperada uma atualização na linha de MacBooks Pro, os preferidos dos desenvolvedores. A Apple deverá anunciar modelos com telas de 13 e 15 polegadas. A novidade deve ficar por conta do sensor de impressão digital, o Touch ID, já padrão no iPhone.
A transmissão ao vivo começa às 14h (horário de Brasília) do dia 13 de junho (segunda-feira). Para assistir, visite o endereço http://www.apple.com/apple-events/june-2016/ a partir de seu Mac ou iPad/iPhone/iPod ou até mesmo um PC com Windows.
Para adicionar o evento à sua agenda, baixe o arquivo iCal: http://www.apple.com/apple-events/assets/event.ics