Um grupo de usuários do Reddit acusou a Apple de usar as atualizações do iOS para diminuir a velocidade de iPhones mais antigos. De fato, John Poole, o desenvolvedor do analisador de desempenho Geekbench, analisou as performances dos modelos 6S e iPhone 7 durante um tempo e chegou a conclusão que as atualizações 10.2.1 e 11.2.0 foram as primeiras em que a Apple introduziu essa redução para diferentes aparelhos.
Pois surpreendentemente a empresa confirmou que realmente o faz. Obsolescência programada? Não foi o que Apple explicou.
No cerne da questão estão as baterias. Baterias mais antigas começam a perder sua capacidade de sustentar o funcionamento do celular em momentos de pico de trabalho. Se estiverem operando no máximo, os telefones superaqueceriam, travariam e desligariam de repente. Reduzir sua capacidade de processamento, portanto, seria uma solução para o problema, pois os telefones não chegariam ao seu topo de desempenho.
O problema é que a maioria dos usuários de iPhone não tem a menor ideia disto e fica com a sensação de que comprar um novo seria a única solução. Mas não é necessário. Seu aparelho tem mais de dois anos? Então está na hora de trocar a bateria.
» Leia aqui o artigo oficial da Apple em como aumentar a duração e a vida útil de sua bateria.